domingo, 1 de julho de 2012

Desafios do Consumidor #2: VIVO / Venda casada - FSA

Série: Desafios do Consumidor
#2




Olá. Lá vamos nós conversar com a VIVO de novo.

Vocês ainda lembram o que aconteceu da outra vez?
http://usimental.blogspot.com.br/2011/08/desafios-do-consumidor-1-vivo.html

Pois... ali foi engraçado. Dessa vez a questão é séria: VENDA CASADA.

Fui informado pela empresa de que se eu quisesse trocar meu CDMA por um GSM, teria um desconto de R$ 99,00. Resolvi conferir. Ao chegar à loja da VIVO em Feira de Santana (av. Getúlio Vargas), fui bem atendido e a moça (que chamarei de Klívia) explicou-me logo que não tinha nenhum aparelho de R$ 99,00, e que eu teria que escolher um de outro valor, pagando a diferença.
Até aí tudo bem, afinal não ia querer um modelo muito básico. Escolhi outro aparelho, ela pegou meu documento e acrescentou que eu também teria que pagar, além da diferença, mais R$ 1,00 pelo chip necessário para fazer a migração do número. Estranhei, mas tudo bem, pagaria o chip. Porém, assegurei-me de que o número da linha seria mantido e continuaria com meu plano pré pago. Klívia confirmou, foi pegar o aparelho e retornou para concluir a transação.
Estava bom demais pra ser verdade. Eu sairia dali com o novo aparelho comprado, desconto realizado e GSM ao invés de CDMA. Enfim, teria como dar nota 10 na avaliação da VIVO.
Eis que a moça me pede a atenção para explicar o procedimento. Repetiu que eu teria meu plano e número MAS que eu levaria um outro chip, no plano controle, para que eu o “degustasse” durante um mês. Se não quisesse, cancelaria no segundo mês.
Agradeci a ela, mas informei que não tinha interesse em outro chip: tinha ido ali para comprar um aparelho com o desconto da promoção, manteria meu número e só. Então veio a revelação: o tal do chip de degustação era OBRIGATÓRIO e eu já sairia dali devendo o pagamento do primeiro mês do tal chip controle, MESMO QUE EU NUNCA O UTILIZASSE. Ou seja, ao comprar um aparelho com o desconto de R$ 99,00 na troca de CDMA para GSM, o palhaço aqui teria que aderir a um plano controle cuja mensalidade ele pagaria obrigatoriamente, mesmo sem usar.
Alertei à moça que aquilo era venda casada. Ela negou, dizendo que era APENAS um pacote para todos os clientes que participavam daquele procedimento.
Sorri e abortei a transferência de linhas. Deixei o aparelho lá e saí com o meu velho CDMA. Retornarei em breve com um advogado para que Klívia explique a ele que aquilo é um pacote e não venda casada.


http://www.reclameaqui.com.br/3164686/vivo-celular/venda-casada/

Um comentário:

  1. Depois de um tempo, resolvi ligar para a central VIVO e perguntar se essa venda casada era orientação deles. Como eu suspeitava, o escritório central negou, informando que eu tinha razão. Recomendaram que eu retornasse à loja e, se insistissem na venda casada, que eu ligasse para a central e passasse para a atendente. Nem precisou.
    Retornei à loja e, para nossa surpresa, uma outra vendedora aceitou fazer a simples troca de aparelhos, sem me obrigar a levar um outro chip (controle). Engraçado foi perceber a vendedora de ontem verificando discretamente com a outra se eu era "aquele" comprador. rs
    Mas nem tudo são flores. Levei o aparelho pra casa inativado, pois a vendedora, que chamarei de Mariah, deu-me um prazo mínimo de 2h para que o serviço ficasse disponível.
    Não prestou. O que a Mariah diz que fez não migrou a linha do CDMA para o chip GSM e, segundo a central VIVO, o número continuava cadastrado como CDMA. O jeito foi voltar à loja pela terceira vez.
    Dessa vez, uma outra vendedora (numa altura dessas eu nem prestava mais atenção nos nomes das mulheres) num simples passe de mágica fez a operação de forma eficaz e ativou o chip. Fim da história.

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