Série: Desafios do Consumidor
#2
Olá. Lá vamos nós conversar com a VIVO de novo.
Vocês ainda lembram o que aconteceu da outra vez?
http://usimental.blogspot.com.br/2011/08/desafios-do-consumidor-1-vivo.html
http://usimental.blogspot.com.br/2011/08/desafios-do-consumidor-1-vivo.html
Pois... ali foi engraçado. Dessa vez a questão é séria: VENDA CASADA.
Fui informado pela empresa de que se eu quisesse trocar meu
CDMA por um GSM, teria um desconto de R$ 99,00. Resolvi conferir. Ao
chegar à loja da VIVO em Feira de Santana (av. Getúlio Vargas), fui bem atendido
e a moça (que chamarei de Klívia) explicou-me logo que não tinha nenhum
aparelho de R$ 99,00, e que eu teria que escolher um de outro valor, pagando a
diferença.
Até aí tudo bem, afinal não ia querer um modelo muito
básico. Escolhi outro aparelho, ela pegou meu documento e acrescentou que eu
também teria que pagar, além da diferença, mais R$ 1,00 pelo chip necessário para
fazer a migração do número. Estranhei, mas tudo bem, pagaria o chip. Porém, assegurei-me
de que o número da linha seria mantido e continuaria com meu plano pré pago. Klívia
confirmou, foi pegar o aparelho e retornou para concluir a transação.
Estava bom demais pra ser verdade. Eu sairia dali com o novo
aparelho comprado, desconto realizado e GSM ao invés de CDMA. Enfim, teria como
dar nota 10 na avaliação da VIVO.
Eis que a moça me pede a atenção para explicar o
procedimento. Repetiu que eu teria meu plano e número MAS que eu levaria um
outro chip, no plano controle, para que eu o “degustasse” durante um mês. Se
não quisesse, cancelaria no segundo mês.
Agradeci a ela, mas informei que não tinha interesse em
outro chip: tinha ido ali para comprar um aparelho com o desconto da promoção,
manteria meu número e só. Então veio a revelação: o tal do chip de degustação
era OBRIGATÓRIO e eu já sairia dali devendo o pagamento do primeiro mês do tal
chip controle, MESMO QUE EU NUNCA O UTILIZASSE. Ou seja, ao comprar um aparelho
com o desconto de R$ 99,00 na troca de CDMA para GSM, o palhaço aqui teria que
aderir a um plano controle cuja mensalidade ele pagaria obrigatoriamente, mesmo
sem usar.
Alertei à moça que aquilo era venda casada. Ela negou,
dizendo que era APENAS um pacote para todos os clientes que participavam
daquele procedimento.
Sorri e abortei a transferência de linhas. Deixei o aparelho
lá e saí com o meu velho CDMA. Retornarei em breve com um advogado para que
Klívia explique a ele que aquilo é um pacote e não venda casada.
http://www.reclameaqui.com.br/3164686/vivo-celular/venda-casada/
http://www.reclameaqui.com.br/3164686/vivo-celular/venda-casada/
Depois de um tempo, resolvi ligar para a central VIVO e perguntar se essa venda casada era orientação deles. Como eu suspeitava, o escritório central negou, informando que eu tinha razão. Recomendaram que eu retornasse à loja e, se insistissem na venda casada, que eu ligasse para a central e passasse para a atendente. Nem precisou.
ResponderExcluirRetornei à loja e, para nossa surpresa, uma outra vendedora aceitou fazer a simples troca de aparelhos, sem me obrigar a levar um outro chip (controle). Engraçado foi perceber a vendedora de ontem verificando discretamente com a outra se eu era "aquele" comprador. rs
Mas nem tudo são flores. Levei o aparelho pra casa inativado, pois a vendedora, que chamarei de Mariah, deu-me um prazo mínimo de 2h para que o serviço ficasse disponível.
Não prestou. O que a Mariah diz que fez não migrou a linha do CDMA para o chip GSM e, segundo a central VIVO, o número continuava cadastrado como CDMA. O jeito foi voltar à loja pela terceira vez.
Dessa vez, uma outra vendedora (numa altura dessas eu nem prestava mais atenção nos nomes das mulheres) num simples passe de mágica fez a operação de forma eficaz e ativou o chip. Fim da história.